terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Sombra do Imposto (2)

Em síntese, no post anterior sobre o mesmo tema, observamos que nossa carga tributaria, nos faz trabalhar de Janeiro a Maio, todos os anos, só para pagar de 30% a 40% dos impostos incidentes sobre tudo o que consumimos.

Hoje, temos a possibilidade de verificar, qual a forma que esse dinheiro é distribuído/gasto pelo nosso Governo.

Vejam que dois pontos são observados, a má administração publica, que privilegia interesses políticos e, a nossa já conhecida corrupção, presente mancha em nossa historia.

Não acredito que possamos encontrar um pais ou governo totalmente incorruptível. O que me impressiona é que no Brasil isto ocorre de forma extrapolada, seja no volume de escândalos ou de dinheiro desviado de seu real destino.

O Ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, tem um projeto de Lei interessante, onde filhos ou dependentes de políticos só poderiam estudar em escola pública. Gostaria de estender esse projeto para a Saúde, onde seriam obrigados a serem atendidos pelo SUS.




segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mercearia Paraopeba (2)

Em Outubro, postei aqui um case que achei muito interessante, sobre a Mercearia Paraopeba, para quem não leu, nem viu o vídeo, segue o link . . . http://cristianosiben.blogspot.com/2010/10/mercearia-paraopeba.html.
Neste domingo (05/12/2010) o Globo Rural preparou uma reportagem de aproximadamente 15 minutos sobre a Mercearia, demonstrando como um negocio antigo pode ser rentável em tempos de mudanças. Para quem não assistiu segue o link http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-343296,00.html.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Sombra do Imposto

A FIEP, com o apoio da OAB, Associação Comercial do Paraná, IBQP, entre outros órgãos, lançaram uma cartilha e um site chamado: “A Sombra do Imposto” (www.sombradoimposto.com.br).
A intenção é que a sociedade tenha noção dos Impostos e Tributos existentes em nosso país, quanto pagamos, como o nosso dinheiro é gasto, algumas curiosidades e principalmente, a necessidade de uma reforma tributária.
Convido a todos para acessarem o site acima e conhecerem a cartilha e a campanha por completo. Hoje publico aqui uma parte dela, na próxima semana, farei mais duas publicações completando a cartilha e realizando alguns comentários.

* clique na imagem para aumentar



  Veja tambem, um post de setembro deste ano, sobre o tema em questão: http://cristianosiben.blogspot.com/2010/09/alta-carga-tributaria-brasileira.html

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Resiliência (minha ótica)

No auge da impetuosidade e ingenuidade dos meus 17 anos de idade, eu pensava em como mudar o mundo e tornar as coisas mais fáceis, nessa época, quando me perguntavam qual a maior característica do Ser Humano, eu sempre respondia: “a Força de Vontade, pois nada no mundo esta acima, o Ser Humano é capaz de suportar e vencer a tudo, porque temos dentro de nós, algo que nos torna único.”
O tempo passa, a vida corporativa nos engole e a gente se esquece um pouco do que já disse . . . lembro dessa palavra numa aula do MBA de Gestão de Pessoas . . . resiliência . . . pra mim ela era novidade, fiquei encantado, tinha recuperado um discurso antigo, com uma palavra nova . . . quando decidi escrever sobre ela, percebi que mesmo impetuoso e ingenuo aos 17, não estava tão errado assim. . . obstáculos foram feitos para serem vencidos.
Nossa família, nossos amigos, nossa comunidade, a sociedade nos cobra um posicionamento (o que vou ser, o que vou ter, onde vou morar, etc) o mundo não freia ou diminui sua frenética dinâmica, para que possamos refletir sobre que caminho percorrer, tomamos decisões erradas, que as vezes nos retardam, quando conseguimos acertar, a vida sozinha se encarrega de nos pregar alguns tombos.
Somente pessoas com uma enorme força podem dizer que são resilientes, pois isto significa, que elas tem a capacidade, a habilidade, o dom de suportar traumas, de sobreviverem quando tudo parece que não traz mais motivo, elas superam dificuldades e provam que o Ser Humano é especial.
No meio corporativo, vivemos uma pressão sem tamanho, com inúmeras dificuldades, e principalmente com decisões, que antes afetassem somente a nossa vida, mas afetam a de muitos, uma estrategia mal definida pode quebrar uma Empresa e espalhar o desemprego, diante disso, ser resiliente no mercado de trabalho, é um adjetivo de peso.
Decida seu papel, entre pra valer e seja resiliente.






Em Tempo: o termo resiliência provém do latim, do verbo resilire, que significa "voltar para trás" ou "voltar ao estado natural". Historicamente, a noção de resiliência foi primeiramente utilizada pela Física e pela Engenharia, que entendia que a palavra significava "propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica".

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ICMS - Paraná Importação

No mundo todo o futuro é incerto, mas como dizia o Ex-Ministro da Fazenda Pedro Malan (Governo FHC) “no Brasil até o passado é incerto”.

O Estado do Paraná, desde 2006, concede a suas industrias um beneficio na importação de matérias primas e insumos, reduzindo assim a base tributaria que estas pagariam no desembaraço aduaneiro e consequentemente, o preço do produto a nós consumidores é menor. Um fato louvável diante da enorme carga tributaria que pagamos.

Este tipo de incentivo traz ao nosso estado várias Organizações, que encontram em nossos Aeroportos e Portos um incentivo a mais, especialmente as multinacionais.

Muito bem, com essa guerra desenfreada entre os estados, diante dos Tributos, a CNI (Confederação Nacional das Industrias) ingressou com uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) contra o Estado do Paraná, alegando uma concorrência desleal com os demais Estados da Federação.

No entanto, o Paraná alega que fez isso por “defesa” já que Santa Catarina e mais alguns outros Estados Brasileiros também praticam do mesmo beneficio fiscal.

Com isto caros leitores, como pode a CNI impetrar a Adin somente contra o Estado do Paraná? Imaginem o rombo que isto não ira causar nas Organizações que se beneficiam de tal incentivo desde 2006.

O desfecho desta situação, esta nas mãos do Ministro do STF Joaquim Barbosa, entidades empresariais e políticos paranaenses estão tentando convencer o Ministro em questão, sobre os benefícios que tal incentivo garantem ao Estado e sua população, pois não é justo que somente o Estado do Paraná seja punido.

Texto baseado na Materia da Gazeta do Povo e na CBN Noticias, acessem:

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Culpa é da Gráfica!?

Os números do Enem mostram sua importância e sua dimensão, temos aproximadamente 4,6 milhões de pessoas envolvidas e um gasto aproximado de 60 milhões por parte dos cofres públicos. Para muitos ele é a porta de entrada para o Ensino Superior.
No ano passado tivemos o vazamento da prova antes de sua aplicação, neste ano, a impressão foi feita de forma errada . . . culpa da Gráfica. Mas, e a questão errada sobre a abertura dos portos? Foi a gráfica quem elaborou?
Agora me digam, alguem do MEC ou do INEP já foi demitido, advertido, ou punido pelos erros? Um erro da mesma proporcionalidade numa Organização Privada, com certeza custaria o Emprego de alguém (ou de vários) e isto, não é caça as bruxas! Numa sociedade competitiva, só podemos dar espaço aos competentes.
Como pode o Presidente afirmar que o Enem é um sucesso, diante da falha em dois anos seguidos?
O Enem tambem demonstra “a quantas anda” nosso ensino, avaliando nossos alunos e nossas escolas. Por exemplo, entre as 10 primeiras do ranking apenas 1 é escola publica e entre as 50 piores nenhuma é privada. Será que isso demonstra o “cacareco” de nosso ensino público?
O pior é que lendo o texto novamente, antes de finalizar, vejo que só trago perguntas, mas nenhum resposta. Será que alguém que fez o Enem pode me responder?

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CPMF

Mal terminaram as eleições e com todo respeito, a palhaçada começou de novo, porém, desta vez com uma pitada de nostalgia, no mais puro mau gosto possível.
A presidente eleita Dilma, cogita o retorno da CPMF, se colocando totalmente a favor e convocando os governadores para uma reunião.
Agora, com a eleição ganha, sem os marqueteiros para escrever discursos e ditar o comportamento, voltamos a perceber o que realmente nossos candidatos pensam, começamos novamente a enxergar a verdadeira face de nossos políticos, algo bem distante e totalmente contrario aos sorrisos e apertos de mão que estávamos acostumados a ver durante o período eleitoral. Novidade nenhuma, não fosse nossa eterna inocência tupiniquim.
Assim, pergunto:
1º) Porque durante o período eleitoral a Presidente Dilma não falou sobre a CPMF?
2º) A CPMF existiu por tanto tempo e nosso Sistema de Saúde permanece precário, ou seja, sua arrecadação não resolveu o problema, só pagamos mais impostos, para como sempre, não termos resultado nenhum, seria agora que a solução cairia do céu com mais dinheiro do contribuinte?
3º) A COFINS já é um imposto para este fim, porque temos que ter mais um?
4º) A CPMF, de certo ponto de vista, não seria um imposto inconstitucional já que bi-tributa as operações financeiras?
5º ) Porque num pais onde a arrecadação de Impostos bate recordes a cada ano e esta representa mais que 35% do PIB é necessário a “criação/retorno” de mais um imposto?
Somente num pais que não respeita seus cidadãos temos uma situação assim, nossa “corja” de políticos deveria se envergonhar em sequer pensar neste imposto.
O Presidente Lula permanece magoado com a derrota de 2007 e o fim da CPMF, agora com a nova eleição ganha e a maioria do Senado ao seu lado, ele quer ressuscitar o fantasma da CPMF.
Para os que lembram do “slogan” da campanha presidencial, realmente, o Brasil continua Mudando, pra pior . . .

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mercearia Paraopeba

Nem sempre o sucesso de um Negócio esta ligado diretamente a Tecnologia, Gestão de Indicadores, Relatórios Diários e Controle de Processos.
Antigas receitas, aliadas a uma pitada de evolução, podem demonstrar que qualquer Organização pode ser Rentável. Em especial, quando ela vem acompanhada de Simpatia e Responsabilidade Social (intrínseca).

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Yes Politica (2.2)

Prezados, o link abaixo foi enviado pelo meu amigo, Professor Michel Mazzoni, vamos cada vez mais, nos abastecer de conteudo para domingo agora. Abraços.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ALL Nature Social

No próximo dia 03 de Novembro, a ALL NATURE COSMÉTICOS em parceria com sua rede de distribuidores por todo o país estará realizando o DIA DA BELEZA BRASIL.  A ação tem por objetivo proporcionar a melhoria da auto estima de pessoas carentes, através dos tratamentos de beleza gratuitos para instituições e/ou comunidades selecionadas.  Tudo será desenvolvido com o apoio de cabeleireiros voluntários sob a coordenação local de seus distribuidores.  Na ocasião também serão divulgadas informações sobre saúde da mulher e cuidados pessoais.  Para maiores informações, acessar o site ALL NATURE SOCIAL 



Faneesp - Uma Empresa Socialmente Responsável

Recebi a noticia abaixo, da Professora Lindslei Monteiro (Diretora da Instituição) e gostaria de compartilhar com todos. Parabéns Faneesp.

"É com muito orgulho que participamos a voces que a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) certificou a Faneesp como uma IES comprometida com a educação e com a sociedade, pela adesão ao Dia da Responsabilidade Social 2010. O Selo é válido por um ano (um ciclo da campanha). Dessa forma, a certificação poderá ser utilizada até novembro de 2011, quando um novo selo será conferido, caso a instituição torne a participar da campanha. O Selo poderá ser utilizado pela instituição nos materiais institucionais e de divulgação, como em jornais, livros, revistas, folders, cartazes, camisas, sites, e-mails, emissoras de TV e afins. É o segundo ano consecutivo que a Faneesp recebe este selo em reconhecimento por suas atividades de responsabilidade social, agradeço a todos vocês que com muito empenho e dedicação nos apoiaram na conquista deste selo."


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Yes Politica (2.1)

Recebi o link abaixo, de um grande Amigo, o Professor Agostinho Hupalo e gostaria de compartilhar com vocês. Numa época crucial de decisão, nada mais justo que disseminar a informação.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Yes Politica (2)

Não consigo ver, em nenhuma das campanhas Presidenciais, a concretização de uma boa proposta de Governo.

O que percebo muito bem, é o desgaste exagerado entre os Candidatos para “sujar” a imagem do outro. Não que isto seja novidade no meio politico (vejam o Requião por exemplo) no entanto, a sobra de acusações cada vez mais, torna as campanhas num verdadeiro “bang-bang” dentro dos meios de comunicação (destaco TV, Rádio e Internet).

Sempre escuto a CBN pela manhã, quando a Lucia Hipolito faz seu comentário Politico, lá ouvi Ela dizer, que as campanhas parecem para Prefeito, dado a pequenez das propostas realizadas.

Como eleitor, tenho tentando ver uma coisa importante . . . não estou votando no Lula ou no FHC, mas sim no Serra ou na Dilma. Tanto o governo de Fernando Henrique Cardoso como o do Lula realizaram grandes feitos para o Pais. É mérito de ambos candidatos terem participado cada qual de um governo e de lá terem realizado seus projetos, não há descredito por isto.

O fato do Serra ter deixado a Prefeitura de São Paulo para concorrer ao Estado e depois, deixar o Governo de SP para candidatar-se a Presidente, ao contrario do que é dito na propaganda do PT, em minha opinião, só destaca a força popular dele, pois se venceu estas duas campanhas, foi por decisão da população.

Vocês, quanto profissionais, não estão sempre buscando o crescimento? A melhoria? O Sucesso? Porque na politica seria diferente!

Não ficaria nem um pouco surpreso, se num futuro breve, as figuras abaixo, fossem da Dilma e do Serra.
  
Coisas da vida: em 1978, Fernando Henrique Cardoso era o candidato da esquerda
ao Senado, por São Paulo, ocasião em que recebeu o entusiasmado apoio
do então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Luiz Inácio Lula da Silva.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Obrigado Professores

Parabens a todos os Professores, em Especial aos Mestres que tive ao longo de minha Vida.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

3 Meses de Blog - Obrigado a Todos

Hoje meu blog esta de aniversario, ele completa 90 dias, para tanto estarei renovando o "contrato por prazo de experiência" para "por tempo indeterminado" . . . (risos)!!!
Fazendo uma referência a Legislação Trabalhista, acredito que consegui nestes três primeiros meses alcançar modestamente meu proposito, que nada mais é, do que publicar aquilo que "penso que sei" da forma "que acho que devo".
Espero ter contribuido com aqueles que prestam um pouco do seu tempo lendo meu blog e tenham certeza que aprendi muito mais com vocês, pois a dedicação para sempre satisfazer a leitura de todos é que nos faz aprender.
Agradeço a todos que colaboraram, seja acessando, postando comentarios, tornando-se seguidores ou me insentivando a escrever.
Que os 2.451 acessos obtidos nestes 3 primeiros meses, multipliquem-se ainda mais, sempre com a ajuda de vocês . . .Abraços.



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Seja Forte

Recebi o video abaixo e fiquei me perguntando qual o limite do Ser Humano.
Quando desejamos algo realmente, temos total capacidade para aquilo, nada nos impede, somos donos de nossa vontade.
Mas ao mesmo tempo, como pode existir dentro de nós o desejo pelo ócio (não o criativo). Como podem existir pessoas que não valorizam o presente que Deus nos proporciona.
Bom, que cada um faça sua propria reflexão apos assistir o video.
Para aqueles que se interessarem segue um link que fala sobre o protagonista da reflexão.


Agradeço ao Ricardo Guerini, aluno da Faneesp, do curso de Administração (107) pelo envio do Video.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Yes Politica !!

Já fui membro do PT, votei no Lula e acampei com o MST, já defendi o FHC e já votei no Alkmim e no Serra. Mais do que ter uma ideologia politica, o que nós brasileiros precisamos é exercer a nossa Politica.
Fico decepcionado quando vejo uma discussão sobre este tema e alguem (em especial um jovem) solta a velha frase “eu odeio politica”. Ledo engano, porque exercemos nosso papel politico a todo instante, em casa, no trabalho, com os amigos, com os inimigos, ou seja, por toda nossa vida.
Em minha opinião, independente do Credo (quero deixar claro que a visão de Filho de Deus é a mais importante) Jesus Cristo foi o maior politico que já pisou neste mundo, sua imagem, sua historia e principalmente o seu legado, estão difundidos a milhares de anos.
Se discutimos com tanta vontade o capitulo da novela, o eliminado do BBB ou o resultado do futebol, porque não o fazemos com os nossos representantes no poder publico e as decisões que estes tem para com a sociedade?
Porque ao invés de cobrarmos as soluções prometidas em campanha, resolvemos como ato de protesto elegermos figuras caricatas para resolver o que eles jamais conseguirão?
Criar um consciência politica é algo que requer tempo, dedicação e cultura, pelo que noto (me incluo nisso) nós Brasileiros, mesmo tendo o processo eleitoral mais avançado do mundo, ainda não descobrimos o essencial, as teclas não resolvem sozinhas o nosso problema, você Confirma?

* Clique na imagem para ler a matéria da Veja . . .




sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Agradecimentos ao Grupo Educacional CBES

Gostaria de agradecer ao Grupo Educacional CBES (Faculdade, Pos Graduação, Escola Técnica e Editora) em especial a Professora Pablya Nascimento Lerina, Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem,  pelo Convite e pela Oportunidade, de estar realizando uma Palestra (sobre Mercado de Trabalho) para os alunos do curso Técnico e de Graduação em Enfermagem.

Conheça mais acessando: http://www.cbes.edu.br/
CBES - Centro Brasileiro de Educação Sistêmica

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Agradecimentos a INESUL

Gostaria de Agradecer imensamente a INESUL, em Especial a Diretora Professora Lindslei e a Professora Ticiane (Coordenadora do Curso de Administração) ambas da Faneesp de Araucaria, pelo convite e pela oportunidade que me foi concedida, em estar ministrando a Palestra sobre Marketing Viral - Case All Nature Cosméticos, no VIII Sinesul em Londrina. Conheçam mais a respeito da Instituição, através dos Links:


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Alta Carga Tributaria Brasileira

Em ano de eleição, nada mais sensato do que lembrarmos e debatermos algo tão importante no nosso dia-a-dia, portanto gostaria de refrescar nossa memoria, listando de forma simples e sem peculiaridades os principais tributos que somos obrigados a pagar.

Municipais
ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) – 3% na média (sua variação se da conforme a Legislação Municipal e o tipo de Serviço Prestado).

Estaduais
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – 18% (também é variável, conforme a Legislação Estadual, protocolo de Substituição Tributaria e o tipo de Mercadoria ou Serviço, os 18% mencionado é referente à aliquota destinada ao Consumidor Final, no Regulamento do Paraná).

Federais
IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) – 5% (sua porcentagem varia conforme a sua Tabela, os 5% aqui mencionado é apenas ilustrativo).
PIS (Programa de Integração Social) – 1,65% (no Lucro Real, no Presumido é de 0,65% sem direito ao Crédito)
Cofins – 7,65% (no Lucro Real, no Presumido é de 3,00% sem direito ao Crédito)
IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) – 15%
CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Liquido) – 9%

Encargos Sociais (Folha de Pagamento)
INSS Patronal FPAS – 20%
INSS Patronal RAT – 2% (varia de 1% a 3%).
INSS Patronal Terceiros – 5,8% (possui variação conforme o tipo de negocio, valor mencionado aqui apenas ilustrativo).

Podemos concluir (a grosso modo) que temos uma carga Tributaria média de 35% sobre os produtos que consumimos. Por isto alguns estudos apontam, que em média 4 meses de nosso trabalho são para pagar impostos no Brasil.

Se você costuma gastar em média R$500,00 por mês no Supermercado, significa que R$175,00 serão para pagar Impostos, no ano, este montante representa R$2.100,00.

Não estão listados aqui o IPTU, o IPVA, o Seguro Obrigatório, entre tantos outros que arrecadam ainda mais aos cofres públicos.

Visitem os Links abaixo e vejam muito mais sobre o assunto.

http://mazzoni.blog.com/ - texto o Custo de Viver no Brasil.


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Campanha ALL Nature - A Natureza de Ser Você (3)

Segue o ultimo mês da Campanha junto a revista Cabelo & Cia, convido a todos a acessarem nosso site www.allnature.com.br e conhecerem nossos produtos.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Simplicidade da Vida


Mas uma vez a vida me ensina com meus “passeios parentais”. Assim como no texto “Morrer é Chiste”, o texto de agora foi inspirado em uma visita a um tio meu, desta vez, da querida cidade natal de minha mãe, Antonio Olinto (PR).

Vivemos uma vida desenfreada, cercada pela correria da vida corporativa e pela tecnologia que tanto nos ajuda e atrapalha ao mesmo tempo. Nosso dia passa velozmente diante das atividades que desenvolvemos, da Internet e da insubstituível televisão. Por diversas vezes nos damos conta que passamos o dia todo numa agitação tamanha, que antes de dormir, gostaríamos de ter mais horas, para completarmos tudo o que planejamos nas 24 que já são presenteadas por Deus.

Mas na casa do meu Tio, isso é historia, la o tempo passa devagar, no ritmo de uma vida saudável, regada a um bom ar puro, de comida saudável e hábitos bem diferentes dos nossos. Obviamente que também, com muito trabalho, o qual esta explicito no corpo, dado o esforço do trabalho no campo. Mas como o Tio mesmo diz: “já estamos acostumados”.

É verdade que já estive la por diversas vezes e que nada do que vi em minha ultima visita foi diferente do que já tinha visto antes, a não ser, a minha ótica. Fiquei me perguntando como não tinha percebido antes, como pude ser tão cego a ponto de não perceber. A vida é Simples. E a simplicidade torna a vida boa.

Degustar um bom café, um bom chimarrão, uma comida simples feita no fogão a lenha, uma boa prosa na varanda, deixando que uma leve brisa conduza seu respirar, sem olhar para o relógio ou sem pensar no que se tem pendente a fazer.

O que me deixou mais pasmo ainda, é que meu tio faz isto sempre, e nunca deixa de trabalhar na roça, de tratar da criação ou de realizar qualquer tarefa que seja necessária, mesmo em tempo de safra.

Fiquei me perguntando, como ele consegue fazer com que seu dia renda tanto, a ponto de trabalhar e aproveitar as coisas simples da vida, acho que isso, pra nós, bichos da cidade, é um desafio enorme.

Obrigado Tio por me mostrar a vida de verdade, se não conseguir, pelo menos vou tentar, a vida merece esse esforço. Até a proxima visita...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Campanha ALL Nature - A Natureza de Ser Você (2)

Conforme postado em Julho, a ALL Nature esta promovendo a Campanha "A Natureza de Ser Você", sendo que as Estrelas são as nossas Colaboradoras.

Assim, segue o anuncio da revista Cabelo & CIA do mês de Agosto.

Kit Argila
Capa
Nossas Colaboradoras


Convido a todos para acessarem nosso site www.allnature.com.br e conhecer nossos produtos.

Abaixo o Making Off da Campanha.





segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Processo de Comunicação

Mesmo não tendo uma vasta carreira profissional, vejo e continuo vendo nas organizações que conheço a velha e sempre nítida, Falta de Comunicação.
Seja pela “guerra de vaidade” ou pelo simples descaso, o fato das pessoas ou setores não se comunicarem acaba prejudicando por diversas vezes a organização, com isto, nossa rotina e nossos resultados.
Independente de ser formal ou informal, devemos sempre nos lembrar que a comunicação é humana, por isto possui falhas. Manter-se atento aos fatos que podem causar um ruído (falha) na comunicação, evita que dissabores futuros venham a acontecer dentro das Empresas (pior na nossa carreira profissional).
Listo aqui 3 palavras que gosto muito dentro do processo de Comunicação, Empatia, Raport e Catarse.
A Empatia pode ser cognitiva, relacionada à capacidade de entender, ou afetiva, relacionada a habilidade de sentir. Nas duas situações, o individuo consegue se projetar para o lugar do outro, por isto consegue entender ou sentir a situação. Costumo dizer que a Empatia esta acima da Simpatia, pois você aplica uma ótica como se estivesse realmente na situação do outro.
Raport é uma palavra francesa, que em uma fria explicação significa sintonia. Quando vemos dois enamorados, percebemos claramente a sintonia no casal, quando o homem acaricia o rosto da amada, esta repete o gesto nele. Criar uma sintonia na comunicação faz parte de nossa tarefa.
Catarse, pode ser considerada um processo de descarga emocional, todos nós temos um dialogo interno, que não cessa em minuto algum, nossos pensamentos ecoam dentro de nossa cabeça, dependendo do nível de estresse, ansiedade, medo, raiva, entre tantos outros sentimentos existentes, que estamos vivendo, pode ser que não consigamos segurar toda essa carga e em determinado momento realizamos a catarse, que na maioria das vezes ocorre através de uma descarga emocional em alguém, ao término sobra apenas à ressaca moral, de ter dito tudo o que queria se dizer (as vezes sem necessidade).

Agora vou parar de escrever, preciso começar a me comunicar.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uma pequena homenagem a todos os Pais ... Parabens ... (especialmente ao Meu)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Morrer é Chiste!

Neste ano ao realizar uma visita para meu Tio, numa cidade metropolitana de Curitiba, fomos com Ele no velório de um grande amigo seu, lá presencie a comoção de uma comunidade por perder um de seus lideres, não só pelo trabalho braçal que este prestou a Igreja, mas também (na sua grande maioria) pela devoção com a qual realizava sua tarefa de cristão.

Destaco que a comoção não era só de sua família, mas sim de uma comunidade.

Gostaria de provocar uma reflexão da qual já sabemos; e para tanto, parafraseio uma pequena parte da musica Vamos Fazer um Filme, da Legião Urbana, onde diz “Viver é Foda, Morrer é Difícil”. Realmente viver é penoso, pois temos obrigações, responsabilidades, decisões, que tornam nosso caminho complexo e duvidoso. Morrer é difícil não so pela dor fisica ou sentimental da perca dos que amamos, ela se torna chiste por deixamos para trás situações inacabadas, serviços por terminar, programas a realizar, viagens adiadas e que não foram feitas, uma infinidade de atividades que começamos e jamais terminaremos, alguem terá que fazer isto por nós, decidir o que fazer com aquilo que nos pertencia, que so nós tinhamos acesso e aos poucos nossa passagem será apagada da terra.

Não tenho duvidas que se pudessemos adiariamos a morte, pelo menos por alguns instantes, pediriamos a Ela mais um tempo . . . deixe-me responder o ultimo e-mail, tomar minha ultima xicara de café, despedirme de minha amada, abraçar meus filhos.

Alguns podem estar lendo e pensando, “estes comentários são inócuos, nos dois últimos parágrafos não há novidade”, realmente tudo isto é liquido e certo na maioria das vezes.

Então, como não temos chance contra a morte, pra Ela não tem remédio, é a nossa unica certeza. Que a medicina paliativa seja o legado, quando me for, o que deixei? O que fiz? Como se lembrarão de mim?

A dica da vida pra mim, esta no velório que assisti.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Campanha ALL Nature – A Natureza de Ser Você

Para meus contatos mais proximos, especialmente os alunos, já falei muito sobre o Marketing Viral (mesmo não sendo minha area, tenho lido muito a respeito) sempre com enfase na Campanha que a ALL Nature (empresa na qual trabalho) esta realizando.

Para os que acessam o Blog e não me conhecem ou eu ainda não comentei nada sobre o assunto, posso dizer que em Sintese, a ideia do Marketing Viral é utilizar as “ferramentas” existentes na Internet para propagar seu produto, ideia, etc.

As Midias Sociais (Blogs, Orkut, Twiter, Youtube, etc) são verdadeiras máquinas de contaminação. Veja o Video que esta em meu Blog chamado o Poder das Midias Sociais.

Assim, convido a todos para acessarem o site www.allnature.com.br e verificarem o Making Off da Campanha ALL Nature – A Natureza de Ser Você.

As fotos que promovemos com o Making Off de nossas Colaboradoras (isso mesmo as modelos são funcionárias da Empresa) estão na Revista Cabelo & CIA de Julho, abaixo a foto da capa e do anuncio realizado. Estaremos ainda na mesma Revista nos meses de Agosto e Setembro.

Como o Slogan da Campanha diz:
Ninguém melhor que nossas funcionárias para demonstrar a qualidade de nossos produtos.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Quebra de Paradigmas

Você já deve ter passado por uma situação bem parecida

- Porque isto é feito assim? E a reposta é:
- Não sei, so sei que sempre foi assim.

Ou você era quem indagava, ou pior, era quem respondia. Por diversas vezes fazemos nosso trabalho de forma mecanizada, não sabemos onde inicia ou termina a informação que gestacionamos, simplesmente executamos. Realizar atividades em uma organização, requer saber o impacto do seu trabalho, assistentes que digitam valores o dia todo no sistema, devem saber que tais montantes são gestacionados por diversas áreas da empresa e impactam no seu resultado, assim, informar um simples valor errado no sistema, pode desencadear uma avalanche de resultados equivocados.





Seja curioso, saiba tudo sobre o seu trabalho, assim como o rio tem uma pequena nascente, no fim, ele sempre vai cair no Mar.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Poder das Midias Sociais

Veja o vídeo:

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Romantismo Pifio na Enfadonha Vida Corporativa

Para quem já assistiu Alice no Pais das Maravilhas, deve-se lembrar que Ela cai no sono antes de entrar no “transe” que é o Pais das Maravilhas. Pois passei por uma situação parecida, sonhei que trabalhava numa empresa em que colaboradores eram tratados como “gente”, que gestores sabiam que os resultados não dependiam de horario, tecnologia ou maquinario, mas sim, da vontade e capacidade humana.
Sonhei que vivia uma vida corporativa, em que todos sabiam que o maior bem de uma Empresa são os colaboradores que Ela tem, que o maior investimento, não estava no imobilizado, tão pouco no mercado financeiro, mas sim na capacitação daqueles que realizam o trabalho manual e intelectual de uma organização.
Sonhei tambem, que os colaboradores sabiam disto, e que muitos o buscavam com tanta vontade, quanto participar do BBB, que tinham ciência que deveriam ser gestores de sua carreira profissional e que o maior tranpulim para isto, era o espelho do seu labor.
A que belo sonho, uma verdadeira utopia, bom, acordei, e a primeira coisa que aprendi no dia corporativo, com os politicamente corretos, é que o verdadeiro termo não é colaborador e sim funcionário, como se a terminologia usada, fosse mais importante que a atitude demosntrada. Nesta enfadonha rotina, diante da pifia vontade de trabalhar para muitos, vi meu sonho esfarelar-se.
Seria uma bela realidade, todos terem a conciência que somente teremos o resultado esperado, se a “massa humana” for capacitada e preparada para isto. Saber que devemos buscar o conhecimento para agregar valor a Organização que fazemos parte. Saber que de nada adianta metas mandatarias, ou setoriais, quando nem todos sequer sabem qual é a missão ou visão de sua Organização, quem dirá saberão para onde vai a Empresa com a meta atingida.
Espero que um dia possamos sonhar juntos, caso contrario, vamos utilizar a frase do Gato, em Alice no Pais das Maravilhas, “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.

Tergiversar

Tergiversar quer dizer usar de rodeios, de subterfugios, ou de evasivas para mudar de assunto. Lembro-me bem quando aprendi esta palavra, foi no terceiro ano da faculdade, com um dos mais brilhantes professores que já tive, João Eloi Olenike, ele ministrava a matéria de Contabilidade Tributária.
De la pra ca, cada vez mais, acredito que o povo brasileiro é mestre em tergiversar, nenhuma nação tem tanto dom para isto, até mesmo porque, nossa “lingua” nos permite utilizar as palavras de modo que possamos dizer muito, sem querer falar nada.
Nas organizações é comum nos depararmos com isto, as vezes, porque as pessoas simplesmente querem achar uma resposta para o que não tem resposta, ou então, porque querem explicar o que não tem ideia nenhuma do que seja. Assim, criam discursos desnecessários, cansativos e que podem prejudicar sua auto imagem.
Mas temos tambem, os mestres em tergiversar, aqueles individuos que conseguem apreender nossa atenção, fazer com que percamos o foco, que viajam em nossa cabeça e assim, quando menos esperamos, já não nos lembramos mais do que realmente queriamos falar.
Para ilustrar, abaixo um comercial do Novo Fox, que traduz bem, o pouco que escrevemos acima.


E você, nas organizações, tergiversa bastante com seus colegas, ou o contrario é que acontece? Pense nisso e não se esqueça, 2010 é ano de eleição, tome cuidado, não deixe que um politico utilize a tergiversação com você, fique atento, ele é mestre nisso.