quinta-feira, 15 de julho de 2010

Romantismo Pifio na Enfadonha Vida Corporativa

Para quem já assistiu Alice no Pais das Maravilhas, deve-se lembrar que Ela cai no sono antes de entrar no “transe” que é o Pais das Maravilhas. Pois passei por uma situação parecida, sonhei que trabalhava numa empresa em que colaboradores eram tratados como “gente”, que gestores sabiam que os resultados não dependiam de horario, tecnologia ou maquinario, mas sim, da vontade e capacidade humana.
Sonhei que vivia uma vida corporativa, em que todos sabiam que o maior bem de uma Empresa são os colaboradores que Ela tem, que o maior investimento, não estava no imobilizado, tão pouco no mercado financeiro, mas sim na capacitação daqueles que realizam o trabalho manual e intelectual de uma organização.
Sonhei tambem, que os colaboradores sabiam disto, e que muitos o buscavam com tanta vontade, quanto participar do BBB, que tinham ciência que deveriam ser gestores de sua carreira profissional e que o maior tranpulim para isto, era o espelho do seu labor.
A que belo sonho, uma verdadeira utopia, bom, acordei, e a primeira coisa que aprendi no dia corporativo, com os politicamente corretos, é que o verdadeiro termo não é colaborador e sim funcionário, como se a terminologia usada, fosse mais importante que a atitude demosntrada. Nesta enfadonha rotina, diante da pifia vontade de trabalhar para muitos, vi meu sonho esfarelar-se.
Seria uma bela realidade, todos terem a conciência que somente teremos o resultado esperado, se a “massa humana” for capacitada e preparada para isto. Saber que devemos buscar o conhecimento para agregar valor a Organização que fazemos parte. Saber que de nada adianta metas mandatarias, ou setoriais, quando nem todos sequer sabem qual é a missão ou visão de sua Organização, quem dirá saberão para onde vai a Empresa com a meta atingida.
Espero que um dia possamos sonhar juntos, caso contrario, vamos utilizar a frase do Gato, em Alice no Pais das Maravilhas, “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.

12 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal cara, Parabens pelo novo blog! Sucesso....

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Júnior disse...

Cristiano,
Antes de qualquer coisa, parabéns pela iniciativa de criar o seu Blog. Este será um espaço único para você expor suas idéias e compartilhá-las conosco. Li o texto da "Alice" e gostei bastante... descreve sua credulidade na importância das pessoas para as empresas e no quanto esta interaçào pode ser benéfica a ambos. Só espero que você não acorde, como você mesmo fala ao final do texto, e ache que tudo que acreditava estava errado. Eu tenho um ponto de vista menos romântico... acho que todos temos o lado bom e ruim... só temos que lutar para que o lado bom prevalesça sempre, tanto em nós quanto nos outros que nos cercam.

Cristiano Siben disse...

Ale, obrigado pelo comentario. Admiro muito seu trabalho e seu blog. Abraços

Unknown disse...

Meu amigo Cris, sempre com idéias novas, sua visão é em relação ao ser, ao humano, e isso é muito admirável, pois de nada adianta seguir apenas um caminho, e sim traçar o mesmo, e acho que você já achou a direção...parabéns!

Cristiano Siben disse...

Obrigado Arlete, a ideia é sempre colaborar. Abraços

Unknown disse...

Parabéns Mano!!! Sempre supreendendo a todos!!!!

Sucesso sempre a uma pessoa que merece muito!!!

Grande Abraço!!!

Cristiano Siben disse...

Grande João. Obrigado. Conto com vc pra escrevermos juntos qualquer dia desses. Abraços

Unknown disse...

Olá Prof. Cristiano, td. bem?
Lindo texto...
São de sonhos e perseverança que conseguimos atingir nossos objetivos.
Te admiro de montão.

Unknown disse...

Daew...professor estamos ai no Blog ,pediu na adm 10110 e foi atendido...kkkk ,mais muito bom o texto.

Cristiano Siben disse...

Lidia, você representa bem o sonho e a perseverança, obrigado pela participação e espero sempre contar com sua opinião nos textos.

Cristiano Siben disse...

Danilo, obrigado, espero que a turma toda acesse o blog, leia os textos e participe com comentarios. Abraços

Postar um comentário