quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tergiversar

Tergiversar quer dizer usar de rodeios, de subterfugios, ou de evasivas para mudar de assunto. Lembro-me bem quando aprendi esta palavra, foi no terceiro ano da faculdade, com um dos mais brilhantes professores que já tive, João Eloi Olenike, ele ministrava a matéria de Contabilidade Tributária.
De la pra ca, cada vez mais, acredito que o povo brasileiro é mestre em tergiversar, nenhuma nação tem tanto dom para isto, até mesmo porque, nossa “lingua” nos permite utilizar as palavras de modo que possamos dizer muito, sem querer falar nada.
Nas organizações é comum nos depararmos com isto, as vezes, porque as pessoas simplesmente querem achar uma resposta para o que não tem resposta, ou então, porque querem explicar o que não tem ideia nenhuma do que seja. Assim, criam discursos desnecessários, cansativos e que podem prejudicar sua auto imagem.
Mas temos tambem, os mestres em tergiversar, aqueles individuos que conseguem apreender nossa atenção, fazer com que percamos o foco, que viajam em nossa cabeça e assim, quando menos esperamos, já não nos lembramos mais do que realmente queriamos falar.
Para ilustrar, abaixo um comercial do Novo Fox, que traduz bem, o pouco que escrevemos acima.


E você, nas organizações, tergiversa bastante com seus colegas, ou o contrario é que acontece? Pense nisso e não se esqueça, 2010 é ano de eleição, tome cuidado, não deixe que um politico utilize a tergiversação com você, fique atento, ele é mestre nisso.

0 comentários:

Postar um comentário