quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Resiliência (minha ótica)

No auge da impetuosidade e ingenuidade dos meus 17 anos de idade, eu pensava em como mudar o mundo e tornar as coisas mais fáceis, nessa época, quando me perguntavam qual a maior característica do Ser Humano, eu sempre respondia: “a Força de Vontade, pois nada no mundo esta acima, o Ser Humano é capaz de suportar e vencer a tudo, porque temos dentro de nós, algo que nos torna único.”
O tempo passa, a vida corporativa nos engole e a gente se esquece um pouco do que já disse . . . lembro dessa palavra numa aula do MBA de Gestão de Pessoas . . . resiliência . . . pra mim ela era novidade, fiquei encantado, tinha recuperado um discurso antigo, com uma palavra nova . . . quando decidi escrever sobre ela, percebi que mesmo impetuoso e ingenuo aos 17, não estava tão errado assim. . . obstáculos foram feitos para serem vencidos.
Nossa família, nossos amigos, nossa comunidade, a sociedade nos cobra um posicionamento (o que vou ser, o que vou ter, onde vou morar, etc) o mundo não freia ou diminui sua frenética dinâmica, para que possamos refletir sobre que caminho percorrer, tomamos decisões erradas, que as vezes nos retardam, quando conseguimos acertar, a vida sozinha se encarrega de nos pregar alguns tombos.
Somente pessoas com uma enorme força podem dizer que são resilientes, pois isto significa, que elas tem a capacidade, a habilidade, o dom de suportar traumas, de sobreviverem quando tudo parece que não traz mais motivo, elas superam dificuldades e provam que o Ser Humano é especial.
No meio corporativo, vivemos uma pressão sem tamanho, com inúmeras dificuldades, e principalmente com decisões, que antes afetassem somente a nossa vida, mas afetam a de muitos, uma estrategia mal definida pode quebrar uma Empresa e espalhar o desemprego, diante disso, ser resiliente no mercado de trabalho, é um adjetivo de peso.
Decida seu papel, entre pra valer e seja resiliente.






Em Tempo: o termo resiliência provém do latim, do verbo resilire, que significa "voltar para trás" ou "voltar ao estado natural". Historicamente, a noção de resiliência foi primeiramente utilizada pela Física e pela Engenharia, que entendia que a palavra significava "propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica".

5 comentários:

Betty disse...

A cada dia que passa nos surpreendemos com a capacidade de superação do ser humano. A cada nova dificuldade verificamos esse grande poder que há tão guardado, e que descobrimos que somos capazes! Não importa o que seja!

Um abraço,

Betty

Cristiano Siben disse...

Ola Bety . . .Você é socia deste Blog, obrigado pela costumeira e otima participação. Abraços

Unknown disse...

Oi Cris, recentemente, li um artigo cujo titulo era: resilência combina com sete competencias humanas e achei bastante interessante a ideia do autor, onde ele define o tema através de competências entre as quais me recordo da administração das emoções, controle do impulso, empatia, eficacia e mais algumas.

Um super abraço!

Gi.

Cristiano Siben disse...

Oi Prof. Gisele, salvo engano, este estudo também é citado no Wikipédia (link abaixo).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resili%C3%AAncia_%28psicologia%29
Abraços e obrigado.

Alexandre Júnior disse...

Cristiano,
Apenas para colaborar, procure informações a respeito da maratonista olímpica suíça Gabriele Andresen. Ela é um dos maiores ícones da Resiliência... veja o link http://youtubevideo.isgoodness.com/watch/video/id/ApiEq8k9Enk

Postar um comentário