quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Morrer é Chiste!

Neste ano ao realizar uma visita para meu Tio, numa cidade metropolitana de Curitiba, fomos com Ele no velório de um grande amigo seu, lá presencie a comoção de uma comunidade por perder um de seus lideres, não só pelo trabalho braçal que este prestou a Igreja, mas também (na sua grande maioria) pela devoção com a qual realizava sua tarefa de cristão.

Destaco que a comoção não era só de sua família, mas sim de uma comunidade.

Gostaria de provocar uma reflexão da qual já sabemos; e para tanto, parafraseio uma pequena parte da musica Vamos Fazer um Filme, da Legião Urbana, onde diz “Viver é Foda, Morrer é Difícil”. Realmente viver é penoso, pois temos obrigações, responsabilidades, decisões, que tornam nosso caminho complexo e duvidoso. Morrer é difícil não so pela dor fisica ou sentimental da perca dos que amamos, ela se torna chiste por deixamos para trás situações inacabadas, serviços por terminar, programas a realizar, viagens adiadas e que não foram feitas, uma infinidade de atividades que começamos e jamais terminaremos, alguem terá que fazer isto por nós, decidir o que fazer com aquilo que nos pertencia, que so nós tinhamos acesso e aos poucos nossa passagem será apagada da terra.

Não tenho duvidas que se pudessemos adiariamos a morte, pelo menos por alguns instantes, pediriamos a Ela mais um tempo . . . deixe-me responder o ultimo e-mail, tomar minha ultima xicara de café, despedirme de minha amada, abraçar meus filhos.

Alguns podem estar lendo e pensando, “estes comentários são inócuos, nos dois últimos parágrafos não há novidade”, realmente tudo isto é liquido e certo na maioria das vezes.

Então, como não temos chance contra a morte, pra Ela não tem remédio, é a nossa unica certeza. Que a medicina paliativa seja o legado, quando me for, o que deixei? O que fiz? Como se lembrarão de mim?

A dica da vida pra mim, esta no velório que assisti.

13 comentários:

Betty disse...

Prof. Cristiano,

Vivermos cada dia como se fosse o último e não deixar nada pra amanhã...
Um abraço apertado, um elogio, dar atenção pro filho (a), o beijo apaixonado...
Assim se o amanhã chegar e não nos encontrar...
Teremos deixado saudade!

Um grande abraço,

Cristiano Siben disse...

Ola Betty, obrigado por sua participação, muito me alegra ver sua disposição em compartilhar seus pensamentos. Abraços

Alexandre Júnior disse...

Cristiano,
Parabéns pela reflexão... como bem diz o Leonardo Boff... somos uma sociedade cheia de diferenças com uma única semelhança... vamos todos morrer um dia. E se temos esta certeza, que tal aproveitarmos ainda mais a dádiva da vida... vista o quanto antes aquela roupa nova ainda não usada... abuse daquele bom perfume guardado... enfim, aproveite enquanto ainda há hoje!!!

Cristiano Siben disse...

Obrigado pelas palavras e pela participação Ale. Abraços.

ASTERISKUS disse...

Pensar é bom, mas escutando Legião é melhor ainda.

Não se preocupe em entender,
Viver ultrapassa o entendimento.

Cristiano Siben disse...

Gostei do Cometario Roberto, obrigado pela participação.

photos disse...

De fato nada é tão certo quanto a incerteza de quando será o momento da despedida...
Cris, acredito que a morte nos é colocada na nossa frente para valorizarmos o segundo exato em que vivemos e amarmos a nós mesmos e aos outros como se não houvesse o amanhã (assim como na música "Pais e filhos -Legião Urbana).
Vivencio cada dia com a certeza única de que não tenho certeza nenhuma se terei a oportunidade de pedir desculpas por algum erro cometido, se haverá novamente a oportunidade de dar aquele beijo reprimido, aquele sorriso tímido, aquele tchau que pode não ser correspondido...
Sei apenas que gosto de uma frase que explica o que sinto, vivo e desejo a todos: VIVA A VIDA.
Beijos Cris!!!!
Parabéns pelo blog.

Cristiano Siben disse...

Ola Claudia, obrigado por sua participação, espero que contribua sempre, suas palavras agregam valor ao texto.

rosinha disse...

Prof. Cristiano

"Morrer, que me importa? (...) O diabo é deixar de viver." A vida é tão boa! Não quero ir embora...
Mário Quintana

Já que a morte é inevitável, devemos viver intensamente todos os dias, amando e respeitando as pessoas, tentando deixar somente lembranças boas de nossa passagem nesse mundo.

Parabéns pelo blog.
Abraços
Rosinha!!!

Cristiano Siben disse...

Obrigado pela participação Rosinha. Abraços

Unknown disse...

Prof.Cristiano,
Como diz aquele ditado "Nunca deixe para amanhã o que você poder fazer hoje", brincar, correr com seu filho(a), dar um abraço em quem você ama, pedir perdão, não ter vergonha de dizer "Eu Ti Amo" as pessoas que convivem ao seu redor...
Enfim viver intensamente e ser feliz a cada dia como se fosse o último, pois não sabemos o dia de amanhã, só o cara lá de cima.
Assim só deixaremos lembranças boas e saudades...
Um Abraço,
Andreliz

Cristiano Siben disse...

Belo comentario Andreliz, obrigado e participe sempre.

Anônimo disse...

Belas palavras professor... tanbem podemos citar uma musica que diz muito sobre essas coisas que não damos o devido valor, chama-se Epitáfio " Devia ter trabalhado menos, me importado menos com problemas pequenos ..." E muitas outras coisas que deixamos tomar todo o nosso tempo. Trabalhar é importe, mas viver somente para ele ... é o fim da linha.

Postar um comentário