Mesmo não tendo uma vasta carreira profissional, vejo e continuo vendo nas organizações que conheço a velha e sempre nítida, Falta de Comunicação.
Seja pela “guerra de vaidade” ou pelo simples descaso, o fato das pessoas ou setores não se comunicarem acaba prejudicando por diversas vezes a organização, com isto, nossa rotina e nossos resultados.
Independente de ser formal ou informal, devemos sempre nos lembrar que a comunicação é humana, por isto possui falhas. Manter-se atento aos fatos que podem causar um ruído (falha) na comunicação, evita que dissabores futuros venham a acontecer dentro das Empresas (pior na nossa carreira profissional).
Listo aqui 3 palavras que gosto muito dentro do processo de Comunicação, Empatia, Raport e Catarse.
A Empatia pode ser cognitiva, relacionada à capacidade de entender, ou afetiva, relacionada a habilidade de sentir. Nas duas situações, o individuo consegue se projetar para o lugar do outro, por isto consegue entender ou sentir a situação. Costumo dizer que a Empatia esta acima da Simpatia, pois você aplica uma ótica como se estivesse realmente na situação do outro.
Raport é uma palavra francesa, que em uma fria explicação significa sintonia. Quando vemos dois enamorados, percebemos claramente a sintonia no casal, quando o homem acaricia o rosto da amada, esta repete o gesto nele. Criar uma sintonia na comunicação faz parte de nossa tarefa.
Catarse, pode ser considerada um processo de descarga emocional, todos nós temos um dialogo interno, que não cessa em minuto algum, nossos pensamentos ecoam dentro de nossa cabeça, dependendo do nível de estresse, ansiedade, medo, raiva, entre tantos outros sentimentos existentes, que estamos vivendo, pode ser que não consigamos segurar toda essa carga e em determinado momento realizamos a catarse, que na maioria das vezes ocorre através de uma descarga emocional em alguém, ao término sobra apenas à ressaca moral, de ter dito tudo o que queria se dizer (as vezes sem necessidade).
Agora vou parar de escrever, preciso começar a me comunicar.
11 comentários:
Cristiano,
Esta é uma temática extremamente importante para as organizações. Julgo que seja o seu principal ponto de sucesso ou fracasso... só depende de quem consegue ter um processo de comunicação mais otimizado e com menos ruídos!!!
Ale, como sempre, obrigado.
Como disse o processo depende de seres humanos, que falham, então, devemos realizar um exercicio cotidiano em nossa busca pela otimização da comunicação, assim chegamos a excelência e ao sucesso.
Cris,
Parabéns pela riqueza de seu blog!!!
Uma boa comunicação faz a união e como dizem: a união faz força. Podemos dizer que temos aí uma importante ferramenta para que se alcançar o sucesso, seja ele, profissional, pessoal ou social.
Um abraço.
Obrigado Profª Gisele, realmente uma boa comunicação deve ser elevada a todos os planos, pessoal e social e não so no profissional.
Caro Professor:
Seu texto teria nos ajudado um montão se tivessemos o lido antes do dedate! Mas não foi por falta de aviso, não é!!!
De qualquer modo, obrigado pelo conhecimento disponibilizado.
Paulo Bueno - Adm 10110 Faneesp
Obrigad a você por sua participação Paulo, espero que o texto tenha contribuido mesmo. Você conduziu muito bem o debate promovido em sala, parabéns.
Esse contexto, com palavras novas para questões já debatidas parecem novidade para muita gente, mas se analisarmos mais a fundo é o que Chiavenatto e seus discipulos vivem a colocar em nossa frente : "A comunicação e os meios de atingi-la de modo eficaz"... e todos sempre dizemos : " Isto eu já sei, isso eu faço!" Porém, geralmente não saimos do ponto zero. É hora de colocarmos realmente em prática essa teoricidade toda e realmente correr atrás dessa ferramenta essencial para o dia a dia de uma sociedade empresarial tão complicada que exige certa dose de perfeição.
Otimo comentario Hevelin, conto sempre com sua colaboração. Abraços
A riqueza de seus textos vem me prendendo tds os dias em frente ao "PC".
Seus textos estão somando um grande valor intelectual ao meu conhecimento, pelo fato de despertar-me para as situações mais simples e complexas de nosso dia-a-dia!
Sei que, continuando desse jeito, mts seguidores somaram ao seu blog.
Tudo de bom!!!
So para constar... "o processo da comunicação" está mt bem escrito como tds os outros textos de sua autoria, mas me chamou mt atenção para o ponto "Raport". Creio que sem sintonia, nada é feito com eficácia, principalmente qualquer coisa em relação ao ser humano.
Prof. Cristiano,
Vou comentar novamente de uma frase que ouço sempre do nosso inesquecível Chacrinha "Quem não se comunica se trumbica", a dificuldade que temos hoje de se comunicar seja no trabalho, no lar, no lazer, ou qualquer outro contexto é uma de nossas principais falhas.
Dizer com clareza o que se pensa e o que se sente é a chave para se relacionar melhor com mundo.
A comunicação é o método mais eficaz de se atingir bons resultados dentro da organização e também em nossas vidas.
Lendo seu texto, lembrei-me de algumas aulas que você ministrou, principalmente sobre o "processo de catarse".
Parabéns pelo seu blog, os textos contém fontes riquissímas de conhecimento, principalmente para aqueles que os aprimoram.
Um abraço,
Andreliz
Prezadas Anne e Andreliz, fico feliz em saber que meus textos vem contribuindo no cotidiano profissional e pessoal, conto sempre com a participação de vocês. Obrigado.
Postar um comentário