terça-feira, 10 de junho de 2014

Porque Resolvi Torcer na Copa!

                Embora pareça uma afirmação fácil, não o foi. O dilema que envolve o tema é um pouco mais robusto do que parece. Minhas convicções entraram em choque com meus prazeres (no caso assistir a um jogo de futebol).
           Você olha para os gastos do nosso querido governo, com estádios que serão verdadeiros elefantes brancos para a população, e observa as cifras gigantescas gastas para reformar as cidades (diga-se de passagem, sem finalizar) e do outro lado estão escolas sucateadas, professores desvalorizados, hospitais sem nenhuma estrutura para a população (que morre agonizando numa maca) sem contar a policia, que embora esforçada algumas vezes, roga por treinamento e equipamento. São tantas deficiências nesse padrão Brasil, que chega a dar desgosto de gritar “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.
Orgulho do que cara pálida? Troco fácil os cinco títulos da Copa por um Governo digno da sociedade trabalhadora que paga os impostos com seu suor.
Mas sou um apaixonado pelo futebol, e quem compartilha deste sentimento sabe o prazer que é gritar “Gol do Brasil” numa copa do mundo. A ansiedade antes de uma partida começar, o desespero do empate e a aflição da decisão por pênaltis, isso tudo é adrenalina para os alienados pela bola.
                A emoção venceu a razão por um fato, que pode ser uma muleta ou não. Que culpa tem o esporte “futebol” nesse contexto todo? Acredito que Nenhuma! O esporte pelo contrario, deve e merece ser incentivado. Não podemos culpar o jogo e nem mesmo os jogadores, que se têm salários astronômicos, faraônicos, é por culpa nossa, que enaltecemos sua habilidade acima de seu valor.
                Acredito que as Manifestações, devem ocorrer nas campanhas Eleitorais. Vai ter comício do Beto Richa? E você não gosta dele? É lá que você e todos os demais que compartilham deste sentimento deverão estar protestando. Seu Vereador não cumpriu com a palavra? A passeata será na rua onde ele mora. A Dilma não fez uma boa gestão? Em Outubro não vote nela, faça campanha pelo candidato concorrente, isso também é protestar.
                Todos têm direito de manifestar, antes, durante ou depois da Copa. Eu vou protestar nas Campanhas Eleitorais, um verdadeiro show de horrores, protagonizado por candidatos falsos, com sorrisos armados, se vangloriando de cumprir com sua obrigação mal e “porcamente”. Não serei um alienado independente do resultado da Copa. Espero que todos saibam diferenciar a euforia do eventual titulo, da real conjuntura de um País carente e cheio de políticos corruptos, inescrupulosos e até mesmo porque não assassinos, uma vez que o dinheiro da saúde para salvar vidas, esta canalizado para a vida de luxo que levam nossos governantes.
                Se me perguntarem direi “Curta a Copa”, mas não se desligue do Brasil de verdade, das desigualdades e da má administração pública que nos aflige ... o Jogo é só 90 minutos, talvez um pouco mais se tiver prorrogação e pênaltis ... no resto do dia, continue se atualizando e criando conteúdo que possa melhorar nosso País, para quem sabe um dia, nossos Netos gritarem sem remorso “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.

4 comentários:

Unknown disse...

Como sempre palavras sábias, concordo plenamente temos que mostrar nossa insatisfação nas urnas.

Mazzoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mazzoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mazzoni disse...

Primeiramente meu amigo, parabéns pelo texto.
Eu não me considero num dilema pois para mim,o esporte não deve ser misturado com a política. Acho perfeitamente possível, e te entendo, torcer para a Seleção Brasileira sem concordar com a Política Brasileira.
Porém eu escolhi uma maneira diferente de protestar, Com a indiferença. Se ganhar, legal. Se perder, tudo certo. Só acho que se a Seleção Brasileira ganhar, a Política Brasileira vai tirar uma boa vantagem disto... O que será mais uma vez lastimável.
De acordo com o meu protesto, usando a indiferença, pela primeira vez em Copas do Mundo, tomei a decisão de não comprar nenhum produto FIFA ou da CBF. Não comprei camisa, álbum ou ingressos para os jogos. Não enfeitei minha casa, nem minha sala, muito menos o automóvel da família. Para minha filha, de apenas 3 anos, para as comemorações na escolinha e em dias de jogos, apenas camisetas amarelas, sem escudo. E lacinhos nos cabelos, nas cores verde-amarela. Uma decisão de apenas torcer pelo esporte. Só.
Não considero a Seleção a pátria de chuteiras. São atletas, representando o desejo coletivo de vencer, representando uma paixão nacional deste país que só tem um esporte (infelizmente). Se ganharem, ótimo, parabéns aos jogadores. Se perderem, tudo bem também, afinal, como eu disse, é um esporte, e como tal, existem outras seleções com o mesmo desejo de ganhar. Quanto aos salários dos jogadores, acho uma tremenda hipocrisia de quem fala que eles ganham demais. Se ganham bem, é por que rendem bem para os clubes que os pagam.
O protesto nas urnas seria o ideal, mas sabemos que não acontecerá. E se acontecer, quais as opções para protestarmos?
Curta a Copa sem remorsos. Aproveite com sua família e amigos sem nenhum peso na consciência. Você trabalha (e bastante), paga impostos (demais) e tem o direito de poder aproveitar sua paixão pelo futebol. Não deixe que estraguem sua festa. Eu realmente não estou no clima, mas quem sabe também não consigo mudar de idéia com o andamento do evento. E que vença o melhor.

Postar um comentário