terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Sombra do Imposto (2)

Em síntese, no post anterior sobre o mesmo tema, observamos que nossa carga tributaria, nos faz trabalhar de Janeiro a Maio, todos os anos, só para pagar de 30% a 40% dos impostos incidentes sobre tudo o que consumimos.

Hoje, temos a possibilidade de verificar, qual a forma que esse dinheiro é distribuído/gasto pelo nosso Governo.

Vejam que dois pontos são observados, a má administração publica, que privilegia interesses políticos e, a nossa já conhecida corrupção, presente mancha em nossa historia.

Não acredito que possamos encontrar um pais ou governo totalmente incorruptível. O que me impressiona é que no Brasil isto ocorre de forma extrapolada, seja no volume de escândalos ou de dinheiro desviado de seu real destino.

O Ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, tem um projeto de Lei interessante, onde filhos ou dependentes de políticos só poderiam estudar em escola pública. Gostaria de estender esse projeto para a Saúde, onde seriam obrigados a serem atendidos pelo SUS.




segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mercearia Paraopeba (2)

Em Outubro, postei aqui um case que achei muito interessante, sobre a Mercearia Paraopeba, para quem não leu, nem viu o vídeo, segue o link . . . http://cristianosiben.blogspot.com/2010/10/mercearia-paraopeba.html.
Neste domingo (05/12/2010) o Globo Rural preparou uma reportagem de aproximadamente 15 minutos sobre a Mercearia, demonstrando como um negocio antigo pode ser rentável em tempos de mudanças. Para quem não assistiu segue o link http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-343296,00.html.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Sombra do Imposto

A FIEP, com o apoio da OAB, Associação Comercial do Paraná, IBQP, entre outros órgãos, lançaram uma cartilha e um site chamado: “A Sombra do Imposto” (www.sombradoimposto.com.br).
A intenção é que a sociedade tenha noção dos Impostos e Tributos existentes em nosso país, quanto pagamos, como o nosso dinheiro é gasto, algumas curiosidades e principalmente, a necessidade de uma reforma tributária.
Convido a todos para acessarem o site acima e conhecerem a cartilha e a campanha por completo. Hoje publico aqui uma parte dela, na próxima semana, farei mais duas publicações completando a cartilha e realizando alguns comentários.

* clique na imagem para aumentar



  Veja tambem, um post de setembro deste ano, sobre o tema em questão: http://cristianosiben.blogspot.com/2010/09/alta-carga-tributaria-brasileira.html